O Google está aproveitando o poder da IA para tornar a comunicação com seus smartphones mais fácil e menos distrativa para os motoristas quando estão na estrada. O gigante das buscas cronometrou seu último anúncio com o lançamento da série Samsung Galaxy S24 na semana passada.
O Android Auto , a resposta do Google ao Apple CarPlay , foi projetado para pegar todos os recursos importantes e adequados para o carro do seu telefone e colocá-lo na frente e no centro da tela central do seu carro. Mas qualquer pessoa que tenha tentado responder a uma mensagem ao volante estará muito familiarizada com as armadilhas dos assistentes de voz em veículos. Receber uma enxurrada de mensagens de bate-papo em grupo ou lutar com transcritores digitais desajeitados muitas vezes pode ser tão perturbador quanto olhar para a tela do telefone.
As próximas atualizações do Android Auto do Google visam resolver esse problema. Em breve, o Android Auto usará IA para resumir automaticamente textos longos ou bate-papos em grupo ocupados enquanto você dirige, para que seu foco permaneça na estrada, em vez de no que está acontecendo em seu telefone. Tal como acontece com outras tecnologias baseadas em IA, ele também será capaz de sugerir ações e respostas relevantes e executá-las sem que você precise pegar o telefone.
Por exemplo, se um amigo lhe enviar uma mensagem sobre planos para um almoço, o Android Auto pode transmitir informações importantes, como a localização do restaurante e o horário do encontro, disparar rapidamente sobre o horário estimado de chegada ou ligar para seu amigo. Depois, basta tocar uma vez para navegar até o local que eles compartilharam e pronto.
Tudo parece um caso de uso bastante sensato para IA. Ser capaz de redirecionar automaticamente para um novo ponto de encontro ou enviar um HEC com um único clique significa menos tempo concentrado no display central do seu carro em vez de na estrada. E não há dúvida de que menos condutores distraídos ao volante é uma coisa boa.
No entanto, essa não é a única atualização para o Android Auto. Em breve, ele importará elementos de design personalizados armazenados no smartphone do proprietário, como papel de parede e ícones, para criar “uma transição ainda mais perfeita e uma experiência consistente do telefone para o carro”, disse o Google em uma postagem no blog da empresa esta semana.
Embora o Android Auto atualmente ofereça suporte para papéis de parede, o aplicativo limita os usuários a uma seleção de planos de fundo pré-carregados pelo Google. Há anos, os usuários pedem ao Google que disponibilize papéis de parede de terceiros no Android Auto para que possam usar os planos de fundo armazenados em seus telefones enquanto dirigem. Com esta atualização, o display central do seu smartphone e do carro agora compartilharão os mesmos designs de papel de parede e ícones de estoque quando o recurso estiver ativado.