A Amazon já começou a substituir o Android por seu próprio OS em alguns produtos

O mais recente Echo Show 5 já está rodando uma plataforma de software completamente nova – mesmo que tenha a mesma aparência do Fire OS em outros dispositivos da Amazon.

Em Novembro, foi relatado que a Amazon está desenvolvendo discretamente seu próprio sistema operacional, que substituirá o Android em seus dispositivos Fire TV, antes de expandir para outros produtos, incluindo vários monitores inteligentes da empresa. Janko Roettgers revelou os detalhes em seu boletim informativo Lowpass. O relatório previu que o software da Amazon, codinome Vega, poderia aparecer no hardware de streaming Fire TV já no próximo ano.

Mas, conforme descoberto por Zatz Not Funny!, esse novo sistema operacional desenvolvido internamente já está sendo usado no mais recente Echo Show 5, que exibe seu software como “OS 1.1” em vez do esperado Fire OS. Esta versão com número baixo é uma indicação óbvia de que estamos lidando com uma plataforma totalmente nova; o Echo Show 8, em comparação, atualmente roda Fire OS 7.5.6.1. Em termos de aparência e experiência do usuário, o Vega OS é muito semelhante ao Fire OS .

Através de suas próprias fontes e vasculhando as ofertas de emprego da Amazon, Roettgers reuniu a história do desenvolvimento do Vega e disse que o sistema operacional baseado em Linux está em um estágio “bastante avançado”. A Amazon teria informado a alguns parceiros sobre a mudança pendente do Android, que até agora tem sido a base de seu software bifurcado Fire OS.

Ao lançar seu próprio sistema operacional, a Amazon estaria efetivamente recomeçando, o que significa que os desenvolvedores de aplicativos populares de streaming teriam que criar novas versões especificamente para esta nova plataforma. Mas a Fire TV, em particular, tem popularidade suficiente para obrigar os desenvolvedores a seguirem em frente: em março, A Amazon anunciou que havia ultrapassado 200 milhões de dispositivos vendidos globalmente.

Ter controle total sobre seu sistema operacional, de cima a baixo, também ajudaria a Amazon a extrair ainda mais receita de publicidade da Fire TV, de seus monitores inteligentes (sempre que essa mudança acontece) e de outros produtos. Além disso, permitirá que a empresa mantenha o software atualizado em seu próprio ritmo; O Fire OS e muitos streamers de TV com Android geralmente são baseados em versões antigas da plataforma do Google. Mas os proprietários de Fire TV já estão expressando preocupações sobre a possibilidade de o sistema operacional personalizado da Amazon eliminar recursos avançados para usuários, como sideload.

Em seu evento de hardware de outono, a Amazon mostrou seus recursos mais recentes do sistema operacional Fire TV, incluindo pesquisa por voz conversacional com mais nuances (alimentada por IA). e uma linha para continuar assistindo que agrega conteúdo de vários serviços de streaming. A empresa também lançou seu Ambient Experience para mais dispositivos: o modo que pode exibir widgets e outras informações visíveis quando os produtos de streaming Fire TV estão ociosos.

Posts Recentes

Social Media